segunda-feira, 1 de junho de 2009

Futura Cidade Desportiva de Sines





A CÂMARA Municipal de Sines, reunida no dia 18 de Dezembro de 2008, aprovou o Plano de Pormenor da Cidade Desportiva de Sines e deu um parecer favorável do projecto de licenciamento do equipamento.

Localizada numa área de 20 hectares a norte de Sines, a nova Cidade Desportiva inclui um conjunto de espaços para a prática desportiva e equipamentos de apoio, tirando partido do potencial paisagístico e natural do local.

De acordo com a memória descritiva do projecto de licenciamento, os dois principais equipamentos a construir são os novos Pavilhão Multiusos e Campo Principal de Futebol e Atletismo, sendo que o edifício do pavilhão e a bancada do campo serão agrupados, numa solução arquitectónica original e com vantagens funcionais.



O Pavilhão Multiusos disporá de uma área livre central de 68mx56m e uma capacidade de 3243 lugares sentados (1554 dos quais numa bancada telescópica a montar apenas em situações de competição). Na vertente multiusos (espectáculos, feiras, exposições, etc.), terá uma capacidade máxima de 8000 lugares, com a ocupação do espaço do recinto central.

No piso 0 do pavilhão será instalado um ginásio de 33,8x20m com 8m de pé direito, para treino de ginástica desportiva, e os ginásios de fitness, musculação, squash e spa.



O Campo Principal, em relva natural, com as dimensões de 73m x 126m, destina-se à prática de futebol de 11 e râguebi. A pista de atletismo que o circunda terá quatro corredores, com iluminação artificial. A bancada terá uma capacidade máxima de 1530 lugares e será coberta pela extensão da cobertura do Pavilhão Multiusos. A área de intervenção possui capacidade para a criação de uma nova bancada de apoio ao campo, se no futuro se revelar necessária.

Além do campo principal serão construídos dois campos de futebol de 11 e de 7 em relva sintética, com as dimensões de 73mX126m e 54mX96m e uma bancada descoberta para 405 pessoas.

Junto a estes campos de futebol situar-se-ão dois campos de vólei de praia.

Pista de corridas em patins, parque radical e pista de radiomodelismo, a nordeste, e quatro campos de ténis e dois campos de padell (variante do ténis, semelhante ao squash), a sudeste, completam a lista de espaços desportivos.

Os balneários instalados no pavilhão servirão todos os equipamentos da cidade desportiva, com excepção dos campos em relva sintética, que disporão de um edifício próprio para esse efeito.

Entre os apoios a construir, destaque para o auditório de 152 lugares sentados, incluído no programa do pavilhão.

Há ainda espaço para uma área de lojas e um restaurante / cafetaria, com possibilidade de funcionamento autónomo do complexo desportivo. 

Fora do âmbito da cidade desportiva, mas incluído na área do plano de pormenor, está prevista a construção de um hotel com 120 camas, considerado uma mais-valia para a utilização do equipamento para estágios desportivos.



A cidade desportiva será também um parque urbano que se pretende exemplar como estrutura verde de uso público. Neste espaço está prevista a criação de zonas de estadia e descanso conciliadas com percursos pedonais, com circuitos de manutenção equipados com várias estações de treino e circuitos para seniores. É objectivo do programa que o parque verde desportivo venha a ser por si só um pólo atractivo, constituindo-se como um factor promotor das práticas desportivas e de uma vida saudável.

A ligação entre as zonas desportivas a norte e a sul da Estrada da Floresta será feita através de três passagens inferiores diferenciadas para peões e veículos. A estrada existente será objecto de requalificação paisagística.

O complexo terá também ligações por ciclovia à Avenida Vasco da Gama, através da futura nova avenida panorâmica da Costa do Norte, e à Ribeira dos Moinhos.

O estacionamento previsto totaliza 822 lugares. Serão feitas marcações de recintos desportivos informais em parte deles, para utilização em períodos de menor movimento da cidade desportiva.

O custo da obra está estimado em 18,8 milhões de euros, sendo previsível o lançamento do concurso da empreitada no primeiro semestre de 2009.
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos ...